quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Grande Deusa Mãe


Durante os últimos três milênios, as principais correntes religiosas do mundo ressaltaram o princípio masculino. Apesar das muitas diferenças entre o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, cada uma delas têm num homem sua mais alta ou única divindade.
Mas essas religiões são relativamente novas no cenário mundial. A veneração à Deusa pode ser encontrada durante os primeiros períodos do Neolítico, há algumas dezenas de milhares de anos. Há quem se referia às estátuas de Vênus dos períodos Paleolítico, há uns 30 mil anos..
Nas tradições antigas, tanto o homem quanto a mulher cultuavam uma Grande Mãe, uma Grande Deusa que era a mãe tanto de filhas divinas quanto de filhos divinos.
Aos resgatarmos essas tradições antigas, estamos também resgastando a consciência de que as mulheres e os homens podem trabalhar em parceria, que podemos honrar o princípio feminino em ambos os sexos e que a paz não é um sonho utópico. Estamos cada vez mais conscientes de que tanto a mulher quanto o homem poderiam ser mais gentis e piedosos, governados pelo que a socióloga Jessie Bernard chama de um "ethos feminino de amor/dever."





Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?



Indicação de leitura: O novo despertar da Deusa - Shirley Nicholson


5 comentários:

  1. De certa forma, a figura materna nas religiões cristãs é uma maneira de "recuperar" (no sentido de dar uma satisfação e não de corrigir) esse elo entre as religiões,ditas pagãs, e o cristianismo. A mulher no cristianismo sempre ficou em sugundo plano, desprestigiada, subjugada por uma cultura patriarcal, machista etc. etc. etc..
    A mulher ocupa uma posição de destaque apenas nas religiões "alternativas".
    Parabéns pelo blog. Escreva muito porque é bem legal o retorno. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a iniciativa do blog e tenho certeza de que encontrarei bons textos tanto em coesão quanto em conteúdo.
    Beijos amore

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita! Sucesso no blog, este tema dá muita discussão!!! Por ex. no cristianismo, Maria Madalena sempre foi deixada nas sombras, nunca apresentada enquanto a possível companheira... Ou como símbolo de conversão, mas, com a marca do pecado (tentação) que até recentemente (idade média) era empregado sobre as mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog! :) Que a grande mãe o abençoe com seu dom de sempre criar.

    Permite-me um aparte? Esta visão de que o casal sagrado era cultuado no neolítico não encontra muito suporte na antropologia e na história. Isto veio de alguns escritores ingleses que deram uma "forçada"para validar suas crenças pessoais. Ao verificar fontes mais acadêmicas, acabamos por verificar que a formação do neo-paganismo bebeu de várias fontes, como a bruxaria tradicional, a magia cerimonial, a maçonaria e em teorias da Murray. Os povos neolíticos eram politeistas, e não há nenhum indicio que tenham sido matriarcais ou matrilineares
    Claro que isso, na minha opiniao, não tira um grama da validade da proposta religiosa do neo paganismo :) Apenas devemos ter cuidado para não reproduzir fontes secundárias como se fossem primárias, sob risco de prestarmos um desserviço à nossa religião.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Leo, Adorei o Blog!

    Espero que você consiga fazer um trabalho maravilhoso e que isso te traga satisfação e retorno. Não retorno material, mas sim conhecimento e reconhecimento!

    Já começamos com um texto maravilhoso desses. Acho que esse blog vai dar o que falar!!

    ResponderExcluir