segunda-feira, 10 de maio de 2010

Gwynn ap Nydd e os dragões mágicos


Gwynn significa "dragão vermelho", e vermelho é o dragão que atualmente figura como símbolo do condado de Somerset, da mesma forma que foi o emblema do rei Arthur e o de Gales. Na cromoterapia, o vermelho está ligado ao entusiasmo, a dominação, a sensualidade e também a agressividade, além de energizar as células. Na magia, é a cor do Sacerdócio.
Essa figura também se identifica, em antigos textos, com o Mabinogion que controla essa terra durante os meses escuros do ano, enquanto os luminosos estariam controlados, em contrapartida, por Gwythyr ap Greidyaw, representado por um dragão branco. Ambos lutaram e revelram-se nas festas de Beltane e Samhaim. Curiosamente, os dois mananciais de Glastonbury têm águas vermelhas (Chalice Well) e águas brancas (White Spring).

Em outras palavras, o discípulo passam por 12 provas em seu caminho espiritual, como parte de um desenvolvimento interno; passando por essas doze provas, o discípulo e o dragão vermelho fundi-se em único ser, tornando-se assim a figura mágica de Taliesin, o Deus da Sabedoria Primordial.


2 comentários:

  1. Sempre há o que aprender neste campo vastíssimo e fascinante da mitologia... Teu blog é ótimo, parabéns!

    ResponderExcluir