segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ísis e Anúbis


Texto dedicado ao meu grande amigo Nonato, por ter se "doado" e aberto portais subconscientes jamais vivenciados pela raça humana.
O culto a Anúbis prevaleceu no Egito por causa de sua associação muito próxima com as divindades de Osíris. Alguns de seus ritos pode ter originado de outra divindade com cabeça de chacal, Wepawet.
Muitos templos greco-romanos dedicados a Ísis e Serápis às vezes também reconheciam Anúbis como divindade de cura. Qunado os autores greco-romanos desacreditaram os deuses egípcios com cabeça de animal, eles falavam geralmente de Anúbis, que atraía grande número de devotos e era quase sempre incluído com proeminência nas procissões de Ísis.
Seu culto no império romano era tão comum em algumas regiões que um futuro imperador, Domício, escapou da morte vestindo o manto de um dos sacerdotes de Anúbis para poder passar tranquilamente pela multidão irada.
Anúbis, conhecido como Anupu na língua gípcia, ajudou Ísis em Sua busca pelo corpo de Osíris, e acredita-se que criou, junto com ela, a arte de embalsamar. No submundo ele toma conta daqueles que morreram há pouco tempo, e é frequentemente representado guiando os mortos até a Sala de Julgamento, presidida por Osíris. Ele é também parte essencial da cerimônia da "Abertura da Boca" e, originalmente, fornecia o ferro mágico necessário ao enxó ritualístico

Representações físicas: Anúbis é na maioria das vezes representado com corpo humano e cabeça de chacal, ou na forma completa de um chacal ou cão. Pode ser representado vestindo o traje de um centurião romano. A forma de Anúbis é uma energia poderosa e protetora, e pode ser conectada como um guia em explorações astrais e também para novos conhecimentos. Sua presença é silenciosa, mas muito poderosa.

Um comentário:

  1. Adoro tudo relacionado ao submundo e a mitologia egipcia é mto interessante. ^^

    ResponderExcluir