quarta-feira, 7 de abril de 2010

Cerridwen e seu Caldeirão


A Deusa Cerridwen era a grande Anciã de Gales. Era associada à Lua, ao caldeirão mágico e aos grãos. Todos os verdadeiros Bardos celtas dizem ter dela nascido; de fato, os Bardos galeses, como um todo, se auto denominavam Cerddorion (os filhos de Cerridwen). Diz-se que beber de seu caldeirão mágico confere a maior inspiração e talento a poetas e músicos. A jornada ao caldeirão era parte da iniciação de um Bardo, e era uma jornada perigosa, como pode ser visto na lenda de Taliesin.
Taliesin inicia sua vida como Gwion Bach. Aindo enquanto jovem, Gwion Bach vagava pelo norte de Gales. Subitamente, ele se funod no fundo do lago de Bala, onde viviam o gigante Tegid e sua esposa Cerridwen. A Deusa possuía dois filhos, um garoto e uma garota. A garota era muito bela, mas o garoto era extremamente feio. Cerridwen estava então preparando uma poção para que seu filho fosse muito sábio. Ela pediu para que Gwion a ajudasse mexendo o caldeirão que continha a poção. Ele mexeu por um ano e um dia até que só houvesse três gotas restando. As gotas ferventes pularam para seu dedo; instintivamente, ele levou o dedo queimado à boca e percebeu instantaneamente todo o terrível poder de Cerridwen. Ele então fugiu do lago em terror.
Furiosa, Cerridwen saiu em seu encalço. Numa tentativa de escapar da Deusa, Gwion se transformou diversas vezes, assumindo várias formas. Cerridwen o seguia, também ela se metamorfoseando, até finalmente comê-lo quando este assumira a forma de um grão de milho e Ela de uma galinha.
Nove meses depois ela deu à luz um menino, o qual lançou ao mar num barquinho.
Elphin, filho de um rico proprietário de terras, salvou o bebê e lhe deu o nome de Taliesin (semblante radiante). A criança reteve todo o conhecimento e sabedoria adquiridos pela poção e cresceu para tornar-se um talentoso e importane bardo.
Seu sacerdote só pode ensinar os fundamentos, os primeiros passos no caminho da individuação, da iluminação. Mais o caminho até o casamento sagrado é você quem faz no seu relacionamento diário com a deusa. Apenas a sua União diurma com ela em suas epifanias te trará o verdadeiro conhecimento. Ninguém poderá te dar. A base ritualística é passada por gerações mais a fé só você pode alimentar. Durante 21 anos um mestre é formado mais ele só dará seu saber 1 ano e 1 dia - todo o resto é seu.

3 comentários:

  1. Adoro essa história, muito boa mesmo! E é verdade "We'll go hand in hand but we'll walk alone in field".

    ResponderExcluir
  2. Muito show esse mito!!! Perfeito como sempre!!! Mais um conhecimento assimilado!!!

    Ani Ohev Otcha!!!

    Bjus Lipe Sá

    ResponderExcluir
  3. Sou muito fã de mitologias. Parabéns pelo teu blog, certamente aprenderei mais sobre mitologia aqui. Abraços.

    ResponderExcluir